sábado, 3 de julho de 2010

O velho e bom futebol está acabando... (2)



Está acabando mais uma era no futebol mundial.
Será a última do futebol mais bonito do mundo, o 'futebol arte'? A era dos craques?

Esta foi a copa dos 'técnicos-craques-campeões': Dunga e Maradona, e eles não conseguiram fazer suas equipes campeãs, ou sequer, chegar às semi-finais.

Por que?
Porque os jogadores, mais famosos e ricos do mundo não sabem jogar?
Não!

Por que os jogadores, mais famosos e ricos do mundo não conseguem, ou não aceitam, jogar conforme as instruções dos técnicos campeões?
Não!

Por que os jogadores, mais famosos e ricos do mundo não querem se comprometer com seus clubes na Europa?
Não sei(?)!

Então, por que?

Porque, simplesmente, falta o futebol arte, o futebol espetáculo, o futebol esporte, tal como foi inventado no século IXX, do povão para o povão.

O futebol, já há algum tempo, deixou de ser um esporte e tornou-se um grande negócio, um empreendimento de bilhões de euros, e digo euros porque continua nas mãos dos dirigentes europeus (depois da gestão do nosso João Havelange), e isso não vai mudar tão cedo.

A quem interessa, hoje, o futebol?

Basta ver os recentes escândalos nas várias ligas européias, com suborno de árbitros, controle de resultados, casas de apostas, patrocínios multi-milionários e outros interesses escusos por trás do 'nobre esporte bretão'.

E nós, os paises do 'outro mundo', vamos aceitando e nos sujeitando às 'ordens' da cartolagem européia, gastando nossos parcos recursos públicos na construção de moderníssimos estádios 'fantasmas' e outras obras deficitárias, por conta de seus caprichos e interesses financeiros, e que nada deixam, além de prejuízos.
Infelizmente, o capitalismo selvagem faz o futebol ficar, também selvagem, e o futebol esporte vai ficando, cada vez menor, e pior.

Até quando?

Por isso, nós deveríamos abdicar de promover a próxima Copa do Mundo no Brasil, um investimento que nunca vamos recuperar, e lutar para desenvolver um novo modo de praticar um esporte tão popular quanto o futebol da forma que, nós o povo, queremos, e do modo que, nós o povo, podemos pagar.

Quem quer mudar, ponha a mão aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário