terça-feira, 31 de maio de 2011

A Copa do Mundo no Brasil... por que?

Eu sou "Sãopaulino" desde 1960 quando o estádio do Morumbi começou a ser construído. Eu pisei no gramado sagrado do Morum-'tri' (desculpe a modéstia pelos inéditos tres títulos mundiais) nesta data, com meu pai, quando ele comprou as três cadeiras cativas e os dois títulos patrimoniais do clube para ajudar a obra. E, olha, que meu pai era 'fluminense' de nascimento, 'flamenguista' por opção, mas 'sãopaulino' de coração. Como o presidente Washington Luiz, chamado de o "Paulista de Macaé", este era o meu pai.

Comecei a ir a estádios para ver futebol quando ainda estava no colégio, aos 15 anos. Todos iam aos estádios para ver o 'popular esporte bretão'.

Era uma época romantica. Todos iam prá ver o espetáculo fosse de qual torcida fosse.  Afinal, era um esporte. Que ganhasse o melhor.

Eu já fui ao jogo do São Paulo X Corinthians, no Pacaembu, em 19XX onde eu e meu amigo de sempre, Bender, chegamos atrasados e acabamos sentando no meio da escada da arquibancada. Daí o São Paulo marcou um gol e nós começamos a gritar: GOOOOOOOOOOOOOOL...
Quando olhamos em volta, vimos que estávamos no meio da torcida do Timão...
Com um sorriso amarelo, subimos as escadas e fomos assistir o resto do jogo em outro lugar, longe da torcida do Corinthians, mas livre de qualquer agressão, e curtimos a vitória do São Paulo numa boa.

Outra vez, estávamos na GV, na última aula, uma baita chuva, e o Bender veio me falar do jogo do São Paulo X Portuguesa no Morumbi.
Resolvemos ir assim mesmo, já que estacionavamos na casa do irmão dele perto do estádio.
Chegamos e nos instalamos nas cativas.
De repente, os alto-falantes do estádio informam:
- Informamos aos torcedores da portuguesa que, em vista da chuva, podem descer das arquibancadas e ocupar as numeradas.
O que aconteceu é que os portugueses não entenderam, e passaram a ocupar as cativas.
Oh torcida encardida... Eles entraram nas cativas e passaram a atormentar a torcida do São Paulo, entre eles, nós...
Não precisa dizer que ficamos quietos e comportados até o fim do jogo. Mas ganhamos...  hehehe
Mas não houve nenhum incidente.
Mas isso não foi tudo.
Fomos ao jogo do São Paulo e Palmeiras, na final do campeonato paulista de 1971. Mais de 100.000 torcedores no estádio, não sei quantos do São Paulo e quantos do Palmeiras, mas muitos e em grande harmonia.
Estive na despedida do Pelé em 1972, no Morumbi. Eu, Anco e Martim. Foram mais de 100.000 torcedores animados e comportados. Claro que era uma mesma torcida.

Isto é só prá dizer que não precisamos da Copa do Mundo aqui por que a Fifa quer. Nós temos tudo o que é necessário para uma copa de qualquer mundo que seja.
Temos estádios, temos torcida, temos garra. O que falta?
Falta vergonha na cara para 'peitar' a FIFA, e dizer que nós temos o melhor futebol do mundo e nós sabemos o que fazer.
Menos roubar!

Leve a Copa prá longe de nós, que nós sempre ganharemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário