sábado, 7 de abril de 2012

Memória do Brasil. Viva Mazzaropi!

Amácio Mazzaropi
Cinemateca faz mostra em homenagem ao centenário de Mazzaropi.(1912-1981)
A Cinemateca de São Paulo realiza, neste mês, uma mostra em homenagem ao centenário de nascimento do ator Amácio Mazzaropi, intérprete de uma das personagens mais famosas do cinema brasileiro, o Jeca Tatu. A mostra trará, entre outros filmes, quatro clássicos do comediante em cópias restauradas pela própria Cinemateca: Zé do Periquito, de 1961, O Lamparina, de 1963, e O Corintiano, e O Puritano da Rua Augusta, ambos de 1966.
A mostra em homenagem ao artista, que morreu em junho de 1981, poderá ser vista até o próximo dia 15. Mais informações podem ser obtidas em www.cinemateca.gov.br.

Paulistano, nascido em abril de 1912, no bairro de Santa Cecília, na rua em que eu moro hoje, Rua Vitorino Carmilo, Mazzaropi iniciou sua carreira no cinema no início dos anos 1950, na comédia Sai da Frente, produzida pelos estúdios da Vera Cruz, em São Paulo, e dirigida pelo cineasta e dramaturgo Abílio Pereira de Almeida que, inclusive, já fez um filme com meu tio José de Queirós Mattoso no qual este participava. Quanta honra!

A benção, Mazzaropi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário