quinta-feira, 5 de abril de 2012

O Rock ficou mais triste hoje...

 
Jim Marshall
Fundador da empresa que fabrica amplificador Marshall morre aos 88 anos.
Jim Marshall era conhecido no mundo da música por ter fundado a empresa que fabrica os amplificadores Marshall, que modificaram a música após a sua introdução em 1960.
Fotografias da época mostram muitos dos guitarristas mais ilustres do rock tocando na frente de pilhas de amplificadores Marshall.
Jimi Hendrix, Pete Townshend, Jimmy Page e outros foram atraídos para o som áspero, barulhento produzido pelos amplificadores britânicos.

A benção, Marshall!


Dos seus fãns, Loupha.

2 comentários:

Marcos F disse...

Mattoso, vou publicar aqui uma troca de emails entre eu e o Roger. Explica muito bem o meu contato com o Jim.

Vermelho: Os jornalistas chutam cada uma ...
Eu toquei com os Tremeloes em 1968(?), exatamente no lançamento oficial do Opala, que estavam usando pela primeira vez um equipamento Marshall ... DE VOZ ... - usavam Fender Showman nas guitarras e baixo. Puta voz! Vozeirão.
Acho que antes disso, os amps Marshall eram italianos (como os Vox eram).
Os big começaram em 1970. O primeiro deve ter chegado aqui em 1972 - o Carlinhos do Memphis.

Roger: Cara, tinha esquecido q tinham amps italianos!!!!

Vermelho: Eu tive o primeiro Fender TwinAmp Reverb, o famoso black-face66. Não quis comprar um órgão Farfisa Duo (eu tinha o DeLuxe - o Duo tinha 2 teclados), que quiseram me vender com amp ($2500) e o Marinho Murano comprou.
Em 1968, fui formar o Codigo90 com o marinho, e meu Fender não aguentou tocar junto com o amp do Farfisa. Era muito mais potente (2x12 também, mas muito potente). Foi quando vendi o Fender e comecei a só tocar com mesa e amps separados. Nunca mais tive amp grande.
Os Binson (é italiano), Lombardi e Semprini (etc) eram os mais potentes da época e eram também as melhores câmaras de eco, e hoje, as caixas e amps RCF são donas do mercado pro.
Na Europa o som italiano é, de longe, o melhor.

Isto me irrita disse...

História é história... prá quem sabe contar. Valeu Vermelho!

Postar um comentário