terça-feira, 18 de maio de 2010

Give peace a chance!


Como está na Wikipédia:
"A diplomacia é a arte e a prática de conduzir as relações exteriores ou os negócios estrangeiros de um determinado Estado ou outro sujeito de direito internacional. Geralmente, é empreendida por intermédio de diplomatas de carreira e envolve assuntos de guerra e paz, comércio exterior, promoção cultural, coordenação em organizações internacionais e outros."

Eu, quando era criança, queria ser diplomata. Achava, e ainda acho, que era uma carreira fascinante, pois trataria com pessoas inteligentes, bem formadas, educadas, de várias nacionalidades e culturas, procurando encontrar formas de convivência pacíficas, que levassem a uma vida melhor para todos, sem conflitos e, principalmente, sem guerras.
E a diplomacia brasileira era, uma das melhores do mundo.

Era?

Será que a diplomacia brasileira ficou tão ineficiente, emburreceu ou faliu?

Lendo os noticiários, dos mais diversos meios, nacionais e internacionais, será que não se pode acreditar mais na diplomacia como meio de intermediar conflitos dos mais diversos calibres. Estão aí funcionando, cada vez mais, os tribunais de conciliação e arbitragem, até na televisão!

Por quê, então, não tentar? Quais são os obscuros motivos que movem as grandes potência a não querer tentar?

A nossa diplomacia vai até o Irã, dos 'aiatolás' e propõe um acordo válido e os donos do mundo não acreditam?

Quem eles pensam que são?
Os donos do mundo não são... são os donos da verdade, penso eu... não são!

Onde vamos parar se não 'pararmos' de pensar que há donos nesse mundo?

Eu ainda acredito no meu sonho de infância, de ser um diplomata. E eu ainda acredito na diplomacia do meu país. E eu ainda acredito nos homens de boa vontade deste mundo.

E você? Acredita?

Então mexa-se!

E como dizia o poeta John Lennon: "Give peace a chance"

Nenhum comentário:

Postar um comentário