sexta-feira, 22 de abril de 2011

Credibilidade ou irresponsabilidade das TV's?

Com a facilidade do uso da Internet para criar e 'rádiodifundir' notícias em forma de fotos e vídeos, ditos "amadores", vemos os mais diversos 'fatos' e os mais diversos ainda 'fakes' do dia-a-dia em todo o mundo.

É sabido que com os recursos da computação, com seus variados e sofisticados programas, qualquer um, até eu (!), consegue fazer qualquer imagem virar a mais real 'verdade' de qualquer fato.

(A propósito, a imagem do meu blog é uma montagem. O Edgard e eu somos reais, mas as 'gurias' foram colocadas depois e, certamente nem sabem que estão ali.)

[Se você ainda não assistiu, assista ao filme: "Wag the Dog" (1997) (Título em portugues nas locadoras: "Mera Coincidência". Apesar que gosto mais da primeira tradução: "O Rabo que Abana o Cachorro")]

Veja o trailer:
http://www.imdb.com/video/screenplay/vi920715545/

Você não pode, ou não deve, acreditar em tudo que vê na Internet e presumir que seja realmente 'verdade'. Use o seu bom senso e só divulgue se tiver certeza da procedência e seriedade da infomação.

Não é o que estão fazendo as várias redes de TV, mídia de informação tida como séria e crível, nos seus jornais diários.Veja a informação divulgada todos os dias sobre os conflitos na Ásia, na África, ou mesmo aqui no Brasil mesmo:

"Este vídeo amador mostra a situação tensa hoje no Yemem. Porém, as agências de notícias não confirmam a autenticidade das imagens..."

Se não há confirmação da autenticidade, não mostre!
Esta é uma regra básica do jornalismo sério.

Mas aí já mostraram, não é? E você, certamente, viu e achou que era sério, não é? Toda aquela carnificina, violência, desrespeito, e qualquer outra imagem tendenciosa que seja mostrada, e você sendo, certamente, enganado pelo apêlo das redes para conseguir sua audiência a qualquer custo, sem qualquer critério ético.

"Uma imagem vale mais que mil palavras", já dizia o ditado. E na televisão, infelizmente, tempo é hoje 'só' dinheiro...

Até quando?

"O Ministério do Bom Senso adverte: Cuidado com os jornais da TV. Eles podem fazer mal a sua saúde mental. Use o controle remoto para sua proteção."

Nenhum comentário:

Postar um comentário