sábado, 3 de março de 2012

Escola de SP barra alunas vestidas de forma 'sexy e provocativa'

Um grupo de estudantes de 15 e 16 anos, na maioria meninas, foi impedido de entrar na escola estadual onde
estudam, na manhã de ontem (02/03/12).

O motivo, segundo os alunos, era porque as meninas estavam vestidas de forma "muito sexy e provocativa" na visão da diretora do colégio, da zona oeste de São Paulo.
A informação é de Talita Bedinelli, publicada na edição deste sábado da Folha.

Professores e diretoras da escola Dr. Alarico Silveira, na Barra Funda, estavam no portão avaliando quem seria autorizado a entrar. Blusas justas e sutiãs coloridos foram argumentos usados por diretora para 'punir' estudantes. (?)

A Secretaria Estadual da Educação afirmou, por meio de nota, que determinou que o episódio seja apurado em caráter de urgência. Depois disso, analisará as "medidas cabíveis" (??).

Então eu vos digo.

Como controlar os valores da nossa juventude quando todo dia essas "ainda crianças" vem na televisão, nas novelas, cenas que mostram que ser vulgar é normal; que beijar na boca é normal em qualquer lugar, até na escola; que usar roupas provocantes é normal em qualquer ambiente, a qualquer hora do dia...

Como podemos criticar a juventude que, vendo tudo isto em qualquer horário na TV, não vai achar que isto é 'normal'?

Os professores e diretores de escolas também vem isto todo dia.

Então, o que fazer?

'Professor', como eu entendo, é aquele que molda o caracter através da educação e da informação, que discute com os alunos os valores que são essenciais, que mostram as diferenças de atitudes e lideram para caminhos do conhecimento e da moralidade, no seu sentido mais literal e que complementam a educação que seus 'discípulos' (aqueles que seguem os ensinamentos de um lider) deveriam receber, em casa, da família, o que nem sempre acontece por ignorância dos pais, num ciclo vicioso que precisa ser quebrado.

Punir, ignorar o diálogo ou simplesmente barrar o conhecimento é a solução?
Onde vamos parar enquanto não voltarmos aos tempos que educação era educação e não punição por falta de competência para educar?

E não vamos dizer que porque o professor ganha mal (e ganha muito mal mesmo!) que isso justifica tal 'ignorância' pedagógica.

Está na hora de voltarmos um pouco (ou um 'muito'!!!) no tempo e descobrirmos onde perdemos o fio da meada e reatar daí, se é que queremos uma juventude saudável e pronta para 'educar' a nova geração que vem por aí.

Não vamos controlar a televisão como querem alguns, e esconder o sol com a peneira.
Vamos reavivar e reafirmar nossos valores e difundir junto à juventude todos os valores em que acreditamos. Vamos dialogar com eles e demonstrar o lado bom dos nossos valores e fazê-los acreditar que, pensando e pesando os prós e contras, eles podem ser melhores que nós... em todos os sentidos!

Professores, a bola está com vocês!

Agora, abrimos para os debates: Qual é a primeira pergunta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário