quarta-feira, 28 de março de 2012

Rede Globo infringe a Lei...



Enquanto eu puder falar eu vou falar! Mesmo que só uma pessoa me ouça, já me sentirei recompensado...
Já estou cansado de falar sobre o assunto. Mas tenho que falar mais uma vez.

Segundo a Constituição, os quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil são a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, o Brasão da República e o Selo Nacional.

Vão pensar que é perseguição 'gratuita', mas eu acredito que há muita coisa errada e que nós, os cidadãos de bem, devemos sempre denunciar e procurar alertar aos outros para que essas coisas erradas não aconteçam mais.

Pois bem.
Há uma lei, que varia de estado para estado e às vezes até de município para município, que 'obriga' (o que eu acho justo) à execução do Hino Nacional Brasileiro antes do início das partidas de futebol.

Em mais um caso que vou comentar hoje (28/03), no jogo Paulista X Palmeiras, em Jundiaí, foram executados:
- a primeira estrófe do Hino da Cidade de Jundiaí, conforme lei municipal nº 1.000, se não me engano; e
- o Hino Nacional Brasileiro, cantado "inteiro", ambos por um tenor, muito bem interpretado e muito emocionante (eu cantei junto e me emocionei, como sempre).

Se é obrigatória a execução do Hino, ou dos HInos (em Porto Alegre também é obrigatória a execução do Hino do Rio Grande do Sul e do Hino Brasileiro), fazendo parte do espetáculo para todos que estão assistindo ao jogo no estádio, não deve ser também obrigatória na transmissão pela mídia, seja rádio ou televisão?

Deveria! Mas os interesses comerciais estão acima dessas leis para algumas emissoras.

Não exibir esta parte do espetáculo, pode não ser um ilícito (eu acho que é, mas deixo a questão para o poder público), mas é, no mínimo, uma falta de respeito com um dos símbolos da República e estabelecido por lei (!).
Quem decide isto? Serão os patrocinadores? Será a emissora?

Para esclarecer minha posição, eu estava começando a assistir ao jogo acima, 'zapeando' entre a Band e a Globo, já que não é a primeira vez que constato tal desrespeito.Enquanto a Band mostrava a execução dos Hinos, como sempre faz, inclusive com o Luciano do Valle e os repórteres de campo falando como seria o início do espetáculo e ficando em silêncio durante toda a execução, a concorrente transmitia os comerciais de seus patrocinadores começando a trasmissão só na hora do início do jogo, ou seja, após e execução dos Hinos sem mencionar sequer uma palavra sobre os Hinos.

Coloco os Hinos com "H" para dizer do meu respeito aos Hinos, sejam nacionais, estaduais ou municipais, já que foi assim que eu aprendi a respeitar as leis com meus pais.
 

Só para traçar um paralelo, nas transmissões da "Liga dos Campeões da Uefa", somos obrigados a ouvir aquele 'hino' horrível da Uefa..., ao invés dos Hinos Nacionais dos países participantes. E as emissoras, acho, são obrigadas a transmitir por força de contrato. Será? Ou é respeito pelo que vem de fora, mas que aqui... deixa prá lá!

Até quando vamos engolir esses desmandos das emissoras que preferem 'faturar' a 'respeitar' os cidadãos que são seus consumirdores?

Quero deixar claro que sou maior fã da Rede Globo, uma das melhores redes de televisão do mundo, mas não aceito que ela esteja acima de lei ou de qualquer suspeita.

Um orgão de comunicação que recebe de nós, o povo, a autorização para funcionar, que deve ser imparcial, correta e informar sobre tudo o que é notícia e defender os valores desta mesma sociedade, deve respeitar o nosso direito e não os dos anunciantes ou de seus proprietários.
Não pode noticiar só o que eles querem, só o que é de seu interesse... ou de seus proprietários e anunciantes.

Se você concorda comigo, ou não, manifeste-se, pois assim funciona a democracia, o poder do povo para o povo, e, só assim, construiremos um país melhor para nós mesmos e para os nossos descendentes.

Esta postagem é a essência do meu blog: "Isto me Irrita".

Em tempo: A benção Millôr!

Nenhum comentário:

Postar um comentário