quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Eu já fui Papa! Sim, Eusebio (o único) -"Eusebius"- (de abril/309 - a dezembro/310)
Santo Eusébio
Mas a história que  eu quero contar é outra.
Eu nasci sob as bençãos do Papa Pio XII - "Pius Duodecimus" - (03/1939-10/1958) que se chamava: Eugenio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli e era italiano. Êle morreu no mesmo ano do meu avô 'França' (Francisco Amaro Junior). Tenho, inclusive, um moeda comemorativa do seu pontificado que guardo com muito carinho.
Frequentei o primário e o ginásio num colégio católico dos padres capucinos descalços, fiz a primeira comunhão, fui crismado, assisti aos Jogos Panamericanos em São Paulo, estudei italiano e passei a minha adolescência sob as bençãos do novo Papa João XXIII - "Ioannes Vicesimus Tertius" - (10/1958-06/1963) que se chamava: Angelo Giuseppe Roncalli e também era italiano.
Continuei estudando, me formei em Contabilidade, fiz faculdade, me casei, fiz pós-graduação, e meu primeiro filho, Carlos Eusébio, nasceu, mudei para o Rio de Janeiro, tudo sob as bençãos de um novo Papa, Paulo VI - "Paulus Sextus" - (06/1963-08/1978) que se chamava: Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini e também era italiano.
Ainda morando no Rio, morre o Papa.
É eleito, então, o Papa João Paulo I -"Ioannes Paulus Primus"- (08/1978-09/1978) que se chamava Albino Luciani e era, ainda, italiano.
Estava indo trabalhar, no meu Puma '78 conversível, o que eu não fazia costumeiramente no Rio, paro na esquina para comprar o jornal e vejo a manchete: "Morre o Papa". Eu penso, essa notícia é velha, o Papa Paulo VI morreu e eu já sabia. Não, eu não sabia. O Papa que morreu era aquele que acabara de ser eleito... o Papa João Paulo I, que tristeza! Seria a sina do "primeiro"?
É eleito o novo Papa, João Paulo II -"Ioannes Paulus Secundus" - (10/1978-04/2005) que se chamava: Karol Wojtyla e era polonês, o que foi uma grande inovação na Igreja por se tratar de um não italiano em muitos anos.
O que mudaria? Mudaria muito!
Minha mulher ficou grávida, um novo sêr viria, apesar de minha mãe jurar pelo "Tarô" que era uma filha, veio um filho. Adivinha o nome dêle? Acertou. João, não o Paulo, mas o Vicente por minha decisão. Não me pergunte o por quê de não João Paulo... eu digo só para os mais chegados, tá?
O que mais mudou? Me divorciei, mudei prá Porto Alegre, casei com uma gaúcha, mudei prá Curitiba, tive mais um filho, o André, voltei prá Porto Alegre, depois me separei de novo, voltei prá São Paulo e, depois de muita luta, aqui estou sob as bençãos do novo Papa Bento XVI -"Benedictus Decimus Sextus"- (04/2005-02/2013) que não morreu e se chama Joseph Alois Ratzinger, é alemão, e está se despedindo hoje do seu pontificado, algo inédito nos últimos séculos.
Então, eu completo minha história. Se êle, o Papa que, como eu já foi Papa e está se demitindo, eu também estou me demitindo.Vou curtir minha aposentadoria, não num castelo, mas na minha casinha simples mas aconchedora, para pensar na vida e na morte...
Como êle, eu agradeço a todos que participaram da minha vida e agradeço a atenção que tiveram comigo. Espero que entendam que a minha decisão não foi fácil, como a dêle, mas é a melhor decisão a ser tomada.
Obrigado a todos os meus amigos e que Êle os abençoe e os proteja.

Eusebio II -"Eusebius II"- (02/2013-07/2026, ou até quando Êle quiser...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário