quinta-feira, 10 de junho de 2010

Minha 16ª Copa do Mundo.



Começa hoje a 19ª Copa do Mundo de Futebol!

É, eu só perdi as de '30, '34 e '38.

A próxima, só foi em '50 por causa da 2 ª grande guerra.
Na verdade, na de '50 eu tinha quase 1 ano e na de '54, 3 anos, mas juro que torci muito. Foi logo depois da copa de '54 que eu fiquei fã do futebol por causa de um jogador excepcional: Ferenc Puskás, meu primeiro ídolo no futebol.

Puskás, húngaro, que tinha a patente de major (daí seu apelido 'Major Galopante'), tem uma marca de gols excepcional por seu país, 83 em 85 jogos. Foi o melhor jogador da Copa de '54. De acordo com o IFFHS, os 512 gols de Puskás em 528 partidas, fazem dele o maior artilheiro do século XX. Dono de habilidade precisa para passes e dribles curtos e secos, além de um primoroso chute de esquerda. E eu sou canhoto como ele.
Havia um jornal que publicava tiras diárias sobre a vida do Puskás que eu lia e colecionava. Pena que eu não sei onde foram parar essas tiras. Pena!

Depois veio a Copa de '58, a primeira que eu assisti pela televisão.
É, pela televisão sim! Eu ia assistir na casa do meu tio Ney lá na Rua Turiaçu. A transmissão era com um quadro negro na tela da TV onde o narrador colocava os botões dos times onde estavam os jogadores conforme a narração original do rádio direto da Suécia. E meu tio ficava 'secando' quando os adversários estavam com a bola dizendo: - Derruba ele, derruba!
E eu 'previ' o resultado da final. Disse ao meu primo, Cid, um dia antes, que o Brasil ia ganhar da Suécia pelo mesmo placar da semi-final contra a França: 5X2. E acertei!

Em '62, já entendendo de futebol, a gente torcia pelo rádio mesmo, e preparando a festa do 10º andar do prédio jogando papel picado na turma lá em baixo. Aí, fiquei mais fã do Pelé e do Amarildo, como todos os brasileiros, mesmo o Pelé não jogando.
Mas quem levantou a taça foi o Mauro Ramos de Oliveira, como bom Sampaulino.

Em '66, estavamos na Ilha Bela fazendo shows com o Loupha, na casa do Hermínio à beira-mar numa boa, ouvindo pelo rádio a desclassificação do Brasil contra Portugal. Foi o ano que o meu xará 'Eusébio' jogou um bolão.

Já em '70, foi o máximo. Fizemos um festa no prédio, lá no 10º andar, lembra? Com fogos e muito, mas muito papel picado. Foi a primeira transmissão pela TV, ainda em preto e branco. Mas, para garantir, eu gravei a transmissão da Rádio Jovem Pan no meu gravador Sony com um fita de 90' que eu tenho até hoje. Uma relíquia!

Em '74, eu estava me casando com Heloísa no religioso... bem no dia do jogo Brasil x Zaire. Mas juro que nós marcamos a data antes da tabela do mundial. Só sei que na hora dos cumprimentos, minha querida tia Irene, que estava com o rádinho de pilha ligado ouvindo o jogo, de repente gritou: - Gol do Brasil!
Era o gol que classificava o Brasil para a próxima fase. Parou tudo, os cumprimentos ficaram prá depois. Foi só alegria na fila.
Infelizmente, durante a lua de mel, assisti ao jogo do Brasil x Holanda no nosso hotel no Chile, com um monte de holandeses comemorando a vitória da sua seleção. E teve até terremoto!
Pelo menos, enquanto estávamos numa feira no Perú, vibramos com a vitória sobre a Argentina por 2X1... hehehe.

Em '78, estava recém chegado no Rio de Janeiro e acompanhei a copa pela TV mas sem muita emoção. Juro que não me lembro bem. Nem sei quem foi o campeão.

Em '82, torci muito. Foi uma das melhores seleções brasileiras de todos os tempos. Afinal, o técnico era o grande Telê Santana. Fomos a seleção campeã moral da Copa. Batemos a Argentina e perdemos da Itália. "Meno male".

Em '86, continuei torcendo. Mas também não lembro muito bem do que aconteceu. Estava em Porto Alegre. Nem lembro quem ganhou...

Em '90, é prá esquecer. Então, vamos esquecer...

Em '94, foi só alegria. Ah, a era Dunga! Ainda bem que tivemos o Dunga, o Branco, o Romário, o Bebeto, etc., etc. Estava em Curitiba e fomos comemorar, eu e Betina, nos bares do Batel.
100% Vila Irene, não é Cafú? Afinal, era o tetra-campeonato... e Betina já estava grávida do André!

Em '98, já estava de volta a São Paulo. Trabalhava no metalúrgica do meu amigo Lakatos. Fizemos uma sala de TV na fábrica para ver os jogos. Que pena que perdemos na final. Era para ser o hexa. Que seleção! Mas, não deu...

Em '02 (2002), finalmente conseguimos. É Penta, é penta, é penta, já gritava o Galvão!
Graças ao Felipão e sua família. E ao Ronaldo, Rivaldo, Cafú, Ronaldinho Gaúcho, e todos os 'parentes' do Felipão...

E agora em 2010?
Confio no Dunga. E, como já disse antes, o Brasil é o único país que participou de todas as copas, já ganhou em todos os continentes onde já participou, e vai ganhar no único continente onde a copa ainda não foi realizada. Acho que só não vai ganhar no seu próprio país em 2014, como em '50.
Mas isto é uma outra história que ainda vai ser escrita. E pode ser modificada, não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário