sexta-feira, 18 de junho de 2010

O bom e velho futebol está acabando?


Ah, que saudade dos tempos de escola!
Quando eu estava com 8 ou 9 anos tinha duas matérias obrigatórias que me fazem ter saudades daquela época...
Quem diria!

Uma, era a aula de música do professor Viegas.
Esta me marcou para sempre, tanto que, até hoje, eu sei todos os hinos: Nacional, da Bandeira, de República, do Teresiano (minha escola), etc., de cór; e ainda tenho uma banda de rock'n'roll desde 1965 até hoje. Mas isso é um outra história...

A outra, era a de educação física do professor Massukato. Nós praticávamos esportes, por pura diversão, era uma farra. Aquecimento, corrida, salto em distância, e depois, um rachão de basquete ou, ainda melhor, de futebol!

Tinha coisa melhor para a saúde do corpo e da mente?
Tinha maneira melhor de incutir numa criança valôres como: amizade, colaboração, solidariedade, respeito, doação, responsabilidade e honestidade? É, porque naquele tempo não tinha juiz, bandeirinha, comissão de arbitragem, nem cartolas...

Foi assim que eu apreendi o futebol: esporte e diversão!

Hoje, assistindo pela TV a minha 13ª copa do mundo, a da África do Sul, assitindo a todos os jogos, eu vejo que o futebol se tornou um grande "negócio", uma grande 'jogada' e não mais um 'esporte', um 'jogo'.

Criado por um brasileiro, Jean-Marie Faustin Goedefroid de Havelange ou, simplesmente, João Havelange, um esportista amador de natação, polo-aquático, e futebol, e disvirtuado por seus gananciosos sucessores europeus, o 'negócio' cresceu e se globalizou.
Com tantos interesses envolvidos, dos cartolas em busca do poder, aos patrocinadores em busca do lucro frenético, o torcedor é o que menos interessa.

Assim, o futebol, um esporte popular que veio do povo para o povo, como a democracia, tornou-se um ramo do setor de serviços, altamente lucrativo para os seus dirigentes, redes de televisão, patrocinadores e alguns jogadores, e o povo foi 'jogado' fora, como na política.
Concordo que os jogadores sejam bem remunerados hoje, já que o futebol é um espetáculo como o teatro e o cinema, ou as touradas e eles são os artistas principais. Mas eles são os que menos opinam no negócio, como no teatro, no cinema e nas touradas...

Este é o futebol de hoje. Será que o povo se diverte mais?
Eu duvido...

Mas a vida continua, o mundo não para e nós devemos continuar lutando para melhorar nossa vida nesse mundo.

Ainda torço pela seleção do povo brasileiro neste domingo!
Chocolate neles!
Cacau por Cacau, sou mais o nosso!

Ps.: A Costa do Marfim é um dos maiores produtores de cacau do mundo junto como o Brasil. Muito bom, por sinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário