sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

"Como êle é burro!"


O 'Kiko', esse bochechudo do 'Chaves', diria:
- "Como êle é burro!"

Então, leia o texto abaixo publicado no site da Band hoje.

"Sonda registra gases 10 mil vezes mais quentes que o Sol.
Os rastros deixados por uma das maiores explosões do Universo foram revelados pela primeira vez nesta sexta-feira. Os resquícios de uma bola de fogo gigante liberados por uma supernova foram fotografados pelo observatório espacial japonês Suzaku. Os gases emanados do fenômeno chegam a temperaturas 10 mil vezes mais quentes do que o Sol, mesmo milhares de anos após ter explodido.
Supernovas são corpos celestes surgidos após a explosão de estrelas com mais dez vezes maiores do que o Sol. O evento celeste provoca uma luz muito intensa, tornando-o visível mesmo a olho nu, em alguns casos.
O evento foi detectado na Nebulosa da Água-viva (IC 443), a 5 mil anos-luz. O observatório conseguiu a imagem por meio de um espectrômetro de raios-x do telescópio no espaço, ponto
privilegiado para capturar radiação eletromagnética.

Os resquícios de uma supernova costumam se resfriar rapidamente por conta da expansão acelerada após a explosão. Depois, com sua transformação em gás interestelar pelo decorrer de milhares de anos, o rastro vai ganhando calor novamente.

"Essa é a primeira evidência de um novo tipo de resquício de supernova - um que tenha se aquecido logo após a explosão", disse Hiroya Yamaguchi, líder do time do Instituto de Pesquisas
Físico-químicas do Japão, ao site britânico Daily Mail.

Os cientistas acharam evidências no espectro capturado pelo Suzaku de grandes quantidades de silício e átomos de enxofre com ausência de elétrons. Essas moléculas "nuas" produzem raios-x ao recapturar as partículas perdidas. Para terem essa fuga de elétrons, os átomos precisam ser expostos a uma temperatura maior do que 17 milhões de graus Celsius - o que levou os pesquisadores a concluir que só poderiam ter sido criados imediatamente após a explosão."

Você entendeu?

Eu não. Por isso, eu concordo com o 'Kiko'.
"Como eu sou burro!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário