terça-feira, 9 de março de 2010

"Entrei de gaiato no navio...2"


Minha última viagem por mar foi no "Anna Nery", navio da Cia. de Navegação Costeira, em 1900 e qualquer coisa.
Era um grande navio prá época: 150 m de comprimento, 10.444 t. e capacidade para até 600 passageiros.
Mas tinha algumas peculiaridades.
Havia a 1ª classe, separada, que normalmente ficava no deck superior com seu restaurante específico e uma série de privilégios para aqueles que se dispunham e pagar mais, e onde os demais passageiros da 2ª e 3ª classes não podiam ir nem prá conhecer.
Foi nessa 'turma do porão' que eu viajei. Nunca andei de submarino, mas deve ser a mesma sensação. Além do mais não tinha elevador e sim um porrilhão de escadas prá subir e descer várias vezes ao dia, prá tomar café da manhã, almoçar e jantar.
Pode-se dizer que era uma viagem cansativa. Tanto que não era raro morrer um a bordo. Aliás, em outra viagem, então no "Princesa Isabel", morreram três, um deles caiu na escada bem na minha frente!

Bom, mas não é esse o espírito desta introdução.
Vamos comparar alguns dados com o "MSC Música" que é o segundo maior da frota: 293 m de comprimento, 92,409 t. e capacidade para 3.013 passageiros.
Não há mais primeira classe, mas apenas 18 cabines especiais - suites - para quem quer mais conforto e 809 cabines com varanda e vista para o mar. São 13 elevadores que servem os 15 andares do navio. São 5 restaurantes, 12 bares, teatro com 1.240 lugares, cassino e até quadra de tenis.
Qualquer passageiro tem livre acesso a todas as áreas, menos à ponte de comando... eu bem que tentei visitar mas um tal de Sr. Onze de Setembro (?) não deixou.

Augarde novas etapas da viagem na próxima edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário