domingo, 6 de dezembro de 2009

Aos deficientes, como eu...

Quase todo êrro é perdoável. Menos o de caráter...

Prá quem ainda não sabe, eu tenho "DMRI" - Degeneração Macular Relacionada a Idade.
A sigla está no meu "Dascubra - Dicionário de Abreviaturas e Siglas Comumente Usadas no Brasil" (http://www.meubrasil.inf.br/dascubra), mas veja a definição no meu outro blog: www.dascubra.blogspot.com

Trocando em miúdos: é uma tal de "drusas", ou "lipídios" que grudam na mácula e vão deixando a visão central um lixo.

Ninguém sabe o que é e como se trata ainda. Já perdi a visão da vista esquerda, apesar de ser canhoto, e a da direita tá quase indo embora... E não tem cura até agora. Estão testando a tal da célula-tronco. Que Êle ilumine os pesquisadores!

Aí vocês dirão:
- E como você escreve um blog???

Sou quase cego mas não sou inútil...

Meus amigos já sabem o pai que eu tive. Não, não era um, digamos, Joe Jackson. Ao contrário, era um cara muito legal e muito previdente, talvez, além do seu tempo. Me fez fazer um curso de datilografia com 14 anos, daqueles brabos, que fazia a gente datilografar sem ver o teclado. E eu fiz, e bem.
Além disso, meus queridos filhos me ajudam, hoje, na tarefa de correção e revisão e colaboram no que eu preciso para colocar na Internet.

Obrigado meu pai e meus filhos!

Aí vocês perguntarão:
- Como você vive?

Eu vivo sòzinho. Não quero dar trabalho prá ninguém. Meu apartamento é um kitchnette com tudo no lugar. Tanto que, meu filho gaúcho, o André, que vai fazer 15 anos em janeiro, quando vem eu digo: Não tire nada do lugar, se não eu não acho... e ele respeita e me ajuda muito.

Portanto, qualquer falha que porventura haja nos meus posts ou e-mails, creditem aos meus filhos e não a mim, tá? ... hehehe.

E hoje, eu datilografo de olhos fechados, é, sem ver o teclado, só no tato. Mas, de vez em quando, ocorrem êrros.
Mas eu estou ficando bom no tato... hehehe, na audição, no faro, na degustação e nos outros sentidos que me sobraram, se é que sobraram...

Obrigado aos inventores do teclado com marcas para os deficientes visuais e outro dispositivos que nos ajudam.

Obrigado a todos que se preocupam com os deficientes de todos os tipos.

Meu cunhado e amigo Fernando era cadeirante e eu o ajudei bastante, como ele me ajudou... como pessoa. Benção, meu amigo!

Obrigado, e pensem nas necessidades destas pessoas especiais, inclusive eu e perdoem.

E, se puderem, colaborem com as instituições que cuidam dessas pessoas. Como, por exemplo: Fundação Dorina Nowill e Laramara.

Eu agradeço por elas.

4 comentários:

Anônimo disse...

... como é importante lembrar-nos de olhar para os lados , para dentro e para cima , SEMPRE !!!!
A Vida se faz com a interligação das aptidões e suas atividades .
Descubro qual é o meu "dom" e entro na "roda",e vamos girando numa espiral de evolução ... certo?!
Valeu , amigo !
vamos nessa.

Anônimo disse...

Sua colaboraçao foi pertinente pois nao conhecia essa doença. Acho importante as pessoas nos alertarem para as dificuldades, que nos rodeiam pois esquecemos que muitos precisam de ajuda e nada fazemos.
Obrigada novamente e continue escrevendo.

Anônimo disse...

Primo, vc não é um deficiente, vc está, nesse momento parcialmente sem a visão, tudo pode acontecer....Para Deus nada é impossível!!! Veja que agora já existem pesquisas, antes nem sabiam o que era?

A visão pode estar capengando,rsrsrsrs, mas a sensibilidade, a criatividade, o amor e a vida estão EXELENTES !!!!!
Bjs
Tata Belmont

Anônimo disse...

Continuo, torcendo e acreditando que tudo vai dar certo !!!!!!! e os seus outros atribytos sempre farão vc enxergar além de quem tem a visão perfeita,olhar com o coração é para poucos....
Pode escolher, Cinthya, Tata Belmont, Cyn, kkkkkkkkk

Postar um comentário