sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

"Cousas de Família"

Esclarecendo as "cousas"...

Quando eu me apresento, não há um que não me pergunte:
- "O da Avenida?"

Alguns confundem a avenida com estradas, ruas, vilas, etc.
Por exemplo: já me chamaram de Raposo Tavares, Regis Bittencourt, Francisco Morato e outros menos famosos.
Tudo vem da velha tradição portuguesa da qual eu faço parte, com muito orgulho, apesar da falta de imaginação típica daqueles que a criaram e desses que a seguem.

Eu sou o 'oitavo' "Eusébio Mattoso" da família, o 'sexto' em linha direta.

Deixa eu explicar melhor.

Meu avô paterno, o 'quinto', chamava-se Eusébio de Queiros Mattoso, talvez o único com imaginação, e eu conto o porque mais a frente. Era filho único do 'quarto' Eusébio de Queirós Carneiro Mattoso, que era filho do 'terceiro' Eusébio de Queirós Mattoso Ribeiro, que era filho do 'segundo' Eusébio de Queirós Coutinho Mattoso Câmara que era filho do 'primeiro' Eusébio de Queirós Coutinho da Silva e Catharina Mattoso de Andrade Câmara.
Bom, meu avô, aquele com imaginação, não pôs o nome Eusébio em nenhum dos três filhos, dois com minha avô, meu tio Celso e meu pai Carlos, e um, meu tio Sylvio, com minha querida "vó torta" com quem se casou em segundas núpcias.
Mas meu bisavô, o quarto, também enviuvou e se casou de novo tendo mais 6 filhos, sendo que no primeiro da leva pôs o nome de... advinha!

"Eusébio de Queirós Mattoso"

Isto mesmo: era mania colocar o nome Eusébio no filho mais velho. Mas já havia um filho mais velho, o meu avô, com esse mesmo nome, igualzinho!
Conta a história que, quando eles cresceram, resolveram diferenciar os nomes por razões óbvias.
Então resolveram acrescentar o sobrenome da mãe, e meu avô passou a se chamar Eusébio 'Araújo' de Queirós Mattoso e meu tio-avô Eusébio 'Barbosa' de Queirós Mattoso.

Esse meu tio-avô é que é a Avenida e Ponte Eusébio Mattoso, aqui em São Paulo. Homenagem concedida a êle por ter assumido as obras da Av. Rebouças, desde a Av. Municipal (atual Dr. Arnaldo) altura do Hospital do Isolamento (atual Emílio Ribas) decidindo levá-la até o Rio Pinheiros, completando o trajeto da avenida que então não ultrapassava o local da hoje Praça Portugal.
Dessa forma, seu nome foi dado ao trecho da avenida que vai da R. Iguatemi (atual Av. Faria Lima) até o rio e também à ponte que o cruza. Êle morreu em 1940, 4 anos após a inauguração da sua avenida.

Agora juntando as pontas.

Numa justa homenagem feita por meu tio-avô José, em 1959, na inauguração de uma sala na Santa Casa de Misericórdia que tem o nome do meu bisavô, o 'quarto', êle colocou seu irmão na lista dos Eusébio's como o 'sexto' e o filho deste... (um doce prá quem adivinhar como se chamava) o 'sétimo', me deixando na 'oitava' colocação já que este último só teve filhas.

Mas para continuar a tradição, e a falta de imaginação, eu não sou o último da lista não!!!
...tem mais dois.

Meu filho mais velho é o 'nono' e meu neto, que acabou de nascer, pasmem, é o 'décimo'.

Vida longa aos "Eusébios"!

13 comentários:

Anônimo disse...

Mattoso,você tinha que ser convidado pro programa do Jô Soares para contar essa história. Estou falando sério! Tente descobrir o contato da produção do programa, diga que você é um pedaço ambulate e vivo da história dessa cidade, e depois me diga...
Abraço

Attílio

Isto me irrita disse...

Quem tem amigos tem tudo.

Anônimo disse...

.... e viva a criatividade e a diversidade , hiem????

É uma história e tanto !!!Concordo com o Attilio

lili

Unknown disse...

Grande priminho! beijokas, Nadja

Ralph Mennucci Giesbrecht disse...

Caro Eusebio Matoso: eu tenho um site, o www.estacoesferroviarias.com.br, e um blog, o http://blogdogiesbrecht.blogspot.com, que contam respctivamente a historia das 5 mil estações ferroviarias do Brasil e um monte de besteiras que escrevo no blog todos os dias. Acontece que no meu site eu comecei também a pôr a memória de algumas ruas de São Paulo. E uma das pouquissimas que têm é a Eusébio Matoso! Será que v. teria alguns dados sobre a construção dela, que v. afirma ter sido aberta em 1936? Alguma coisa que eu possa usar dessa época? Enfim - sou um pidão, mesmo. Abraços Ralph (ralphgiesbrecht@gmail.com)

Ralph Mennucci Giesbrecht disse...

Esqueci de botar o link para a sua avenida... http://www.estacoesferroviarias.com.br/avenidas/e/eusebiomatoso.htm
Abraços - Ralph

Nat disse...

Eu estava pesquisando os Eusébios da minha família e acabei parando aqui! Somos parentes!!!! Venho de uma linha direta da Maria Isabel, filha do Eusebão (o da lei!) ;)
Belíssima história!

Patricia disse...

Então, eu sou neta do Euzébio Barbosa de Queirós Mattoso tenho uma pousada nas imediações de São roque. Há algum tempo liga uma interessada Lilian de Queirós Mattoso, bisneta do Euzébio Araujo de Q.M . Ela apareceu por aqui foi muito legal.
Não é por nada não, mas se chamar Euzébio deve ser mesmo parente. Nome bem impar e aqui entre nós meio feio. Meu tio irmão de meu pai Jaime se chama Euzebio Porchat de queiros Mattoso tem hoje 87 anos e esta em ótima forma !!! Imagine ele ligou para um amigo e este amigo recebeu o seguinte recado da empregada - Sr. Orlando um senhor chamado Jé...... Bio ligou para o senhor ! Essa é para não esquecer mesmo !!!
Sou filha menor do Jaime - Patricia - irmão do Euzebio Porchat de Q.M
gostei das noticias!!!!
Grande abraço

Unknown disse...

Caro Mattoso
Os Eusébios são muitos não só por aí.
Me chamo Carlos de Hollanda Moreira Jr, sobrinho de Eusébio de Queirós Mattoso Filho, neto de Eusébio de Queiros Coutinho Mattoso Camara, que era neto do Senador Eusébio de Queirós Mattoso e para terminar a sina dos Eusébios meu irmão é Eusébio de Queirós Mattoso Moreira e ainda por cima pôs no filho o nome de João Paulo Eusébio de Queirós Mattoso.
Moro no Rio e somos do ramo de Quissamã, Fazenda Machadinha e gostaria de ter mais notícias deste lado da família que não conheço.
abs
Carlos

Eusebio disse...

eu sou Eusebio de queiros mattoso o quinto

Anônimo disse...

Primo

Eu sou Cinthya Amaro, sobrinha neta do Saldoso Comandante Rolim Amaro e prima do Carlos Roberto Amaro, dono do hospital Santa Joana.

Não há quem não pergunte.....adivinha o que respondo......

Unknown disse...

Te amooo "Regis Bittencourt"... hahaha

Anônimo disse...

Oi gente
Estou fazendo um projeto para o doutorado da Unicamp e preciso de informações sobre o Eusebio de Queiroz Mattoso, o médico oftalmo e que viveu em São Paulo. Como são muitos Eusebios, estou com grande dificuldade de encontrar material. Se souberem de alguma biblioteca, algum arquivo sobre ele me ajudarão muito.
Obrigada
sorayalodola@gmail.com

Postar um comentário