sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Crie novos heróis!

Nós, os mais velhos, estamos perdendo os nossos.

Por que?

Porque estão morrendo, pôrra! Veja o 'post' anterior. É a lei natural da vida...

Mas lembre-se, os nossos heróis tinham valôres básicos em que nós acreditávamos piamente. Pois eram valôres verdadeiros, que nos levava pra cima, pra coisas superiores.
Pregavam justiça, igualdade, fraternidade, amizade, doação, amor, elegância, humildade nem sempre, mas quase...

Eram valôres morais que acrescentavam dignidade desde a nossa infância e que levamos até a vida adulta, apesar dos percalços que a vida nos apresenta, dos desvios pelos quais temos que passar, das escolhas que temos que fazer e que não mudam.

Outro dia estive numa formatura de uma turma de direito de uma das mais conceituadas universidades de São Paulo e vi como as coisas não mudam para aqueles meninos e meninas que vão governar nosssa vidas no futuro.
As incertezas, as dúvidas, as experiências, as frustações prematuras, as bobagens e infantilidades por quais todos nós passamos, tenha a idade que tenha, êles estavam demonstrando ali, bem na nossa frente, sem pudor, sem censura, na mais pura inocência de que o mundo é só aquilo que está bem a sua frente, onde os heróis são êles.

Cuidado!

A prepotência é um caminho tortuoso e doloroso para destinos obscuros, às vezes sem volta.

Vocês estão ficando sem heróis, sem referência, sem rumo. Não copiem maus exemplos. Criem novos bons exemplos como os nosso heróis do passado.

E só vocês, jovens, podem mudar isso. Mas mudar pra valer, com consistência, com perenidade e com frutos doces pro futuro. Não só pra vcs., mas para os seus filhos, netos, etc. etc.

E vocês, um dia quem sabe, vão entender o que eu digo.

Moral da história para os pais: Sei que é muitas vezes difícil, mas converse mais com seus filhos, seja seu amigo de fé, sem restrições, e ouça mais e fale apenas aquilo que é importante para construir uma relação de fato e não de direito, se é que me entende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário